Educadores

  • 14

    DEZ

    2013

    O 6º Encontro de Educação Democrática

    por Denis Plaper em 14/12/2013

    O 6° Encontro de Educação Democrática aconteceu hoje, dia 14 de Dezembro, na escola pública Flaminio Favero, localizada na comunidade da Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

    O encontro contou com a presença de profissionais de diversas instituições familiarizadas com a filosofia democrática de ensino, dentre elas o projeto Edu on Tour, Toodo Eco e Colégio Viver, além de muitos educadores da própria escola. Todos eles muito dispostos a lutar por uma educação de qualidade para o país.

    Esta onda de encontros sobre educação democrática partiu da iniciativa de um grupo de educadores da região de Cotia, que começou a se reunir para pensar em formas de contribuir para melhoria da educação pública e, consequentemente, para o progresso da sociedade de maneira geral. Algumas reuniões se sucederam entre profissionais de diversas escolas; Projeto Âncora, Amorim Lima, Colégio Viver, Kids Home, Planeta Terra, Te-Arte, Politeia e Sidarta.

    Aos poucos, a rede foi se ampliando e cada vez mais escolas e educadores tem aderido aos encontros. O primeiro deles foi realizado entre Projeto Âncora (Cotia-SP) e Colégio Viver (Cotia-SP) no próprio Colégio Viver. O objetivo inicial era de troca de experiências e conhecimentos entre seus educadores e foi muito bem sucedido. Devido o sucesso do primeiro encontro foi realizado um segundo encontro, desta vez na escola Planeta Terra (Cotia-SP), neste encontro já se somaram os educadores da escola Politéia (São Paulo – SP).

    O terceiro encontro, realizado na escola Politeia, foi o primeiro aberto ao público e superou a expectativa dos organizadores que se surpreenderam com a quantidade de pessoas presentes interessadas em saber mais sobre o assunto. Já neste quarto encontro a rede se expandiu, somaram-se os educadores da Flaminio Favero (São Paulo-SP), Kids Home (Cotia- SP) e da Vila-Escola Projeto de Gente (Cumuruxatiba –BA).

    No intervalo do quarto para o quinto encontro, algumas destas instituições (Politeia, Colégio Viver, Projeto Âncora, Projeto Arariba, Amorim Lima e Te-Arte) participaram do CONANE (Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação) em Brasília, onde mais de vinte experiências foram apresentadas juntamente com a divulgação do III Manifesto Nacional pela Educação, que luta acima de tudo pela autonomia da escola pública, como garantido em lei (Art. 14 e 15 da LDB), mas não cumprido.

    O quinto encontro foi realizado no centro cultural UlaBiná, também em Cotia. Neste evento os participantes puderam assistir a exibição do filme Amarelos, que relata a linda experiência da escola Amorim Lima, e outros projetos democráticos de sucesso também foram apresentados, como o Projeto Arariba (Ubatuba-SP) no qual Neia Correia, e mais alguns educadores, puderam compartilhar um pouco do muito que já foi realizado em outra escola pública que também vem conquistando sua autônima e realizando um trabalho incrível.

    Além da escola Flaminio Favero, outras escolas públicas de diferentes cidades já entraram em contato com a rede de educação democrática, interessadas em participar dos encontros para buscar alternativas para uma nova educação.

    Tudo indica que no dia 8 de Fevereiro haverá um encontro no Projeto Arariba em Ubatuba, a convite da diretora Neia Correia. Além deste encontro a rede já se mobiliza para um outro encontro a realizar-se em Março de 2014 em Cumuruxatiba na Bahia, sede da Vila-Escola Projeto de Gente. Todos encontros são organizados de forma coletiva e colaborativa, entendendo que, para construção de uma sociedade verdadeiramente democrática é preciso praticar a democracia desde cedo.

    Para saber mais sobre educação democrática:

    http://portaldoeducador.org/uma-sociedade-democratica-se-constroi-por-meio-de-uma-educacao-democratica/

    ...

Denis Plapler

Denis Plapler

Formado como Sociólogo pela PUC-SP e Mestre em Filosofia da Educação pela USP.