Educadores

  • 17

    MAR

    2014

    Encontro da Rede Nacional de Educação Democrática na FE – USP

    por Denis Plaper em 17/03/2014

    O encontro da Rede Nacional de Educação Democrática, realizado na última sexta-feira, 14 de março, na Faculdade de Educação da USP, contou com a presença de  Helena Singer, José Pacheco, Ely Paschoalick, além de professores de diferentes escolas públicas e privadas de distintos lugares do Brasil, que se somaram aos universitários presentes.

    Os professores da USP, por sua vez, foram representados apenas pela professora Sonia Kruppa, que somou muito ao encontro ao proporcionar um debate interessante com o professor José Pacheco.

    O encontro foi bastante informal, com os participantes sentados em roda, em cadeiras ou até mesmo no chão do saguão da universidade.

    Houve uma proposta de programação elaborada previamente pela internet de forma coletiva e colaborativa em um documento aberto para edição. Esta proposta foi votada no início do encontro para ser aprovada ou modificada pelas pessoas presentes.

    Os principais assuntos do encontro foram: Comunidades de aprendizagem, abordado principalmente por José Pacheco que ao seu modo respondeu as perguntas dos participantes; Educação Democrática, discutido a partir da fala introdutória de Helena Singer; E o III Manifesto pela educação, representado pela professora Ely Paschoalick.

    Diferentes escolas democráticas presentes também puderam expor um pouco dos seus princípios e diferentes maneiras de pratica-los.

    Para saber mais sobre o movimento da Rede Nacional de Educação Democrática:

    https://www.facebook.com/groups/redenacionaldeeducacaodemocratica

    ...

Denis Plapler

Denis Plapler

Formado como Sociólogo pela PUC-SP e Mestre em Filosofia da Educação pela USP.